Se você costuma acompanhar o mercado da beleza, já deve ter notado que os produtos em barra estão em alta, principalmente shampoos e condicionadores. Afinal, cuidados pessoais não significam focar apenas no rosto ou no corpo, não é mesmo?

Um dos principais motivos para que esses produtos ganhassem espaço, aliás, é a sua composição mais natural, repleta de ingredientes orgânicos. Vale lembrar que o couro cabeludo absorve os produtos que usamos, através das glândulas capilares. Ou seja, se você utilizar shampoos e condicionadores cheios de produtos químicos, seu corpo irá absorver todos eles.

Olhando por esse lado, fica ainda mais fácil entender o porquê da fama crescente dos produtos em barra, já que além de serem melhores para a nossa saúde e para o nosso cabelo, também se mostram grandes amigos do nosso bolso e do planeta!

Você já pensou em utilizar um shampoo ou condicionador em barra? Já é fã desse tipo de produto e quer saber mais sobre os seus benefícios? Então é só continuar com a gente!

 

Afinal, o que são shampoos e condicionadores em barra?

 

Como você já deve imaginar, shampoos e condicionadores em barra são produtos sólidos, feitos especialmente para os cuidados com os cabelos. Muitas pessoas encontram uma série de benefícios quando substituem os produtos convencionais pelos em barra, como mais volume, redução da caspa, brilho, diminuição de frizz, crescimento mais acelerado e até mesmo cachos mais definidos. Tudo depende do tipo de cabelo e do resultado esperado.

Outros pontos de destaque dos shampoos e condicionadores em barra são:

- Eles são biodegradáveis, andando de mãos dadas com o meio ambiente;

- Dispensam a comercialização e o uso de embalagens plásticas;

- Ocupam menos espaço;

- Por serem sólidos, são ótimos para serem transportados em viagens, já que evitam vazamentos;

- Duram muito;

- São mais concentrados, potencializando os resultados.

 

Shampoos e condicionadores em barra não possuem SLS e SLES na fórmula

 

Os shampoos e condicionadores em barra, em sua maioria, costumam ser feitos de forma natural, não contendo SLS (Sodium Lauril Sulfate) e SLES (Sodium Lauril Ether Sulfate) em sua composição. Se você não faz ideia do que isso significa, tudo bem! Nós explicamos:

As duas substâncias são feitas a partir da mistura de álcool laurílico, ácido sulfúrico e carbonato de sódio. Esses compostos sulfatados são conhecidos como surfactantes e podem ser encontrados nos mais diversos produtos, como sabonetes e pastas de dente.

Normalmente, os surfactantes são utilizados para fazerem espuma, tornando os produtos mais atrativos comercialmente. Além disso, são os surfactantes os responsáveis por permitirem que os produtos se espalhem com maior facilidade.

Falando assim fica até difícil entender qual o problema com essas substâncias, certo? Mas acredite, nem precisamos ir muito longe para começarmos a encontrar os “contras” relacionados a elas.

Os SLS e SLES podem deixar o couro cabeludo seco, causando coceira e irritação. Também podem acelerar a perda de cabelo, principalmente se os fios forem lavados todos os dias.

Além disso, o SLS pode se fixar aos folículos capilares até mesmo após a lavagem, resultando em enfraquecimento desses folículos por um longo período.

Logo, por serem mais suaves e não conterem tais produtos, os shampoos e condicionadores em barra permitem que o cabelo retenha a umidade, evitando que o couro cabeludo fique excessivamente seco, mas também equilibrando a oleosidade, para que não fique o oposto.

 

Produtos em barra são mais gentis com os fios

 

Muitos shampoos e condicionadores em barra são feitos com ingredientes orgânicos e não contêm fragrâncias artificiais, que podem causar irritação e eventuais alergias.

Quando o produto possui tantos ingredientes naturais, ele tende a ser mais eficaz e suave para o cabelo, removendo naturalmente as impurezas e o deixando mais saudável.

Nesse tipo de produto você pode encontrar:

- Argan;

- Coco;

- Cúrcuma;

- Chá verde;

- Camomila;

- Manteiga de patauá;

- Manteiga de murumuru.

Esses ingredientes à base de plantas são mais gentis para o couro cabeludo, principalmente se comparados com os produtos convencionais, que são cheios de químicos nocivos.

 

Shampoos e condicionadores em barra são ótimos para cabelos coloridos

 

Talvez essa seja uma das dúvidas mais recorrentes entre as pessoas que pensam em investir em um bom produto em barra. Se você tem o cabelo colorido, pode ficar tranquila!

Quando usamos os shampoos e condicionadores comerciais, os cabelos coloridos costumam perder rapidamente o brilho e a intensidade, justamente pela formulação química contendo o SLS e o SLES, que removem a camada lipídica dos fios. Como as barras são feitas com diversos produtos naturais, elas costumam manter a cor por mais tempo, evitando que os fios desbotem.

Se mesmo assim você tiver algum receio, faça um “teste de mecha” prévio. Você com certeza vai amar o resultado e terá ainda mais segurança ao comprar um produto sólido para chamar de seu!

 

Produtos em barra são excelentes contra as pontas duplas

 

As pontas duplas costumam ser uma consequência de cabelos muito secos ou danificados (seja por falta de cuidado ou por uso excessivo de química e calor). Quando decidimos colocar um fim nesse estado crítico dos fios, geralmente optamos por óleos e manteigas nutritivas, que contém uma série de vitaminas benéficas.

Por coincidência (ou não), esses óleos e manteigas fazem parte da composição da maioria dos shampoos e condicionadores em barra.

Para te ajudar, fizemos uma pequena lista do que procurar nos produtos:

- Óleo de argan: contém vitaminas D e A, além de ácidos graxos. Trata a fibra capilar e protege os fios contra danos externos;

- Óleo de açaí: possui ômega 9, ômega 6, vitaminas A, B2, C, D e E. Excelente contra o frizz e contra os danos do dia a dia;

- Óleo de manga: rico em vitamina A, B e C. É ideal para cabelos muito danificados;

- Óleo de coco de babaçu: com altas quantidades de vitamina E e propriedades antimicrobianas, esse óleo auxilia no combate às pontas duplas e ao ressecamento;

- Manteiga de cupuaçu: excelente no quesito “absorção de água”, garantindo uma hidratação potente;

- Manteiga de cacau: contém ácidos graxos e antioxidantes que ajudam a reter a umidade dos fios;

- Manteiga de karité: combate o ressecamento e fornece brilho e maciez aos cabelos;

- Manteiga de murumuru: fornece hidratação e nutrição. Por conta disso, é uma ótima escolha para o controle de volume e para deixar os fios mais maleáveis.

Agora que você já conhece alguns dos vários benefícios dos shampoos e condicionadores em barra, que tal garantir os seus? É só clicar aqui e descobrir o que a Relax preparou para você!