A indústria cosmética passou por mudanças significativas nas últimas décadas, e continua passando. Essas redefinições se tornaram necessárias por várias questões, principalmente ambientais e sociais. Se pensarmos em um aspecto geral, toda a sociedade teve que se adaptar às recentes necessidades ambientais do planeta, afinal é nele que habitamos e por isso é essencial diminuir os impactos ambientais nas nossas escolhas.

O uso de cosméticos é essencial no nosso dia a dia e também para a economia do país. De acordo com matéria publicada pelo Correio Braziliense no ano de 2019, os dados da empresa de pesquisas “Euromonitor International”, as vendas desse setor alcançaram R$ 109,7 bilhões de reais em 2018.

São números que atestam o crescimento desse mercado e sua consequente responsabilidade ambiental. Uma dessas alternativas foi o surgimento de cosméticos em barra e, para quem ainda não conhece, é importante saber a importância de se investir nesse tipo de produto.

 

Cosméticos em barra: uma inovação que oferece muitas vantagens

 

É muito comum nos depararmos com sabonetes em barra, principalmente no Brasil onde esses itens são os preferidos. Mas além dos sabonetes, o mercado de cosmética tem investido cada vez mais em outros produtos com esse acabamento, como: shampoos, condicionadores, hidratantes corporais, desodorantes etc. Ainda desconhecidos do grande público, esses produtos não deixam a desejar em absolutamente nada, além de serem mais práticos.

Para quem ainda não está familiarizado com esse tipo de produto, é importante conhecer os benefícios que eles apresentam em relação aos cosméticos tradicionais. Muito além da praticidade de poder levar eles para qualquer lugar, há também a diminuição considerável dos impactos ambientais. Conheça agora mesmo quatro motivos para se investir nos cosméticos em barra.

 

1. Diminuição dos impactos ambientais

 

Um dos fatores mais importantes a ser levado em conta quando falamos dos cosméticos em barra é a diminuição dos impactos ambientais. Isso porque o desperdício de produto é reduzido e não há a produção de embalagens feitas a partir do plástico, que atualmente é um dos principais responsáveis pela poluição dos mares, oceanos e matas. Muitas vezes esses produtos são apresentados de forma compacta, o que possibilita maior aproveitamento e evita o seu uso desregulado.

Além dessas questões, há também a composição de ingredientes que são menos agressivas ao meio ambiente. Os desodorantes em barra, por exemplo, não possuem ingredientes como o alumínio e diferentes dos modelos “aerosol” não possuem uma embalagem de tão difícil descarte, que pode levar anos para se degradar e ainda ocasionar acidentes caso seja manuseada incorretamente.

Os cosméticos em barra possuem uma composição mais leve que na maioria das vezes é composta por glicerina, óleos minerais e essências. Ou seja, além do benefício ambiental proporcionado, há também as vantagens para aquelas pessoas que possuem alergias a determinados químicos e necessitam incluir a naturalidade na sua rotina.

 

2. Maior praticidade e comodidade com os seus cosméticos

 

Uma das coisas que mais pesam na hora de escolher um cosmético é a questão da praticidade. Para quem viaja constantemente, chega a ser desgastante carregar sempre uma nécessaire cheia de produtos e suas determinadas embalagens. Além do peso físico que isso proporciona, há também o medo que alguma embalagem quebre ou arrebente e levar ao desperdício de todo o produto, sem contar a bagunça.

Pois bem, com os cosméticos em barra as possibilidades descritas acima estão suspensas. São produtos muito práticos para viagem (podendo ser alocados na mala sem ocupar espaço) e que não proporcionam nenhum tipo de peso físico. Além de economizarem espaço, ajudam diretamente na sua economia de tempo, evitando o investimento de horas a fio para guardar e retirar cosméticos da nécessaire.

 

3. Veganos e cruelty-free

 

Estamos familiarizados com os termos “vegano” e “cruelty-free” nos últimos anos. Conceitos que aparentemente são novos, mas que fazem parte da sociedade há muitas décadas e contam com inúmeros de adeptos por todo o mundo. Esses conceitos dizem respeito a um estilo de vida no qual se preza o respeito pelas vidas de todos e quaisquer seres vivos, sobretudo os animais. O fim da crueldade animal e os seus usos em testes cosméticos é uma questão que vem sendo debatida e criticada há muitos anos, por isso a importância de pesquisar sobre a origem dos produtos.

As indústrias cosméticas vêm, nos últimos anos, diminuindo os testes de cosméticos em animais e buscando alternativas para esse problema, por isso novas formulações são testadas constantemente. Acontece que os cosméticos em barra são, em sua grande maioria, livres de qualquer exploração animal ou formulação que contenha os resquícios dessa crueldade.

Grande parte disso se deve às formulações mais leves, que contém extratos de plantas, óleos e ingredientes já considerados seguros, que não necessitam passar por testes prévios para serem usados em formulações.

As pessoas que compactuam com o fim da crueldade animal possuem uma excelente alternativa, que são os cosméticos em barra e seus inúmeros benefícios sociais e sensoriais.

 

4. Fatores econômicos

 

Por vivermos em uma sociedade majoritariamente capitalista, é impossível não levar em conta os fatores econômicos na hora de adquirir um produto. Muitos cosméticos não costumam ter um preço acessível no Brasil, e isso se deve muito a fatores como: alta quantidade de produtos importados e a quantidade inumerável de impostos que são pagos no país. Esses fatores acabam por encarecer consideravelmente o preço dos produtos, sobretudo quando se tratam de cosméticos faciais.

Um dos benefícios importantes dos cosméticos naturais em barra é o seu preço, que pode ser considerado mais acessível quando comparados com os demais cosméticos. Os principais fatores que influenciam nisso são o seu processo de produção e a não fabricação de embalagens, pois materiais como vidro e plástico demandam tempo e custos adicionais.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a experiência sensorial proporcionada pelos cosméticos em barra. Fatores como o toque e o contato com a pele são fundamentais para despertar boas sensações e o autocuidado com o próprio corpo. Optar pelo uso dos cosméticos naturais em barra é promover o cuidado com você, com os seres vivos e com todo o planeta, que necessita urgentemente das boas práticas humanas.

Acesse o nosso site e conheça os nossos cosméticos em barra, são diversos produtos que não podem faltar na sua rotina.