Primeira compra? APROVEITE 10% OFF | use o cupom: CHEGUEI

Como já sabemos, existem diversos tipos de pele e cada uma delas requer cuidados específicos. Pele oleosa é a mais comum nas brasileiras, podendo ser encontrada em até 90% das mulheres mais jovens.

Essa oleosidade nem sempre é sinônimo de “maus tratos”, podendo ser causada por um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que geralmente tem relação direta com a constituição genética de cada indivíduo, com distúrbios hormonais. Temos, assim, a explicação para o aparecimento da acne durante a adolescência, fase de grandes transformações no corpo, e até mesmo com a alimentação.

Porém, com alguns cuidados, é possível resolver ou amenizar esse problema. Confira, a seguir, a rotina de cuidados ideal para a sua pele oleosa.

 

1. Importância da higiene

 

É pela manhã que a nossa pele costuma estar bastante oleosa, justamente pela grande produção sebácea durante o sono. O primeiro passo, ao acordar, deve ser lavar a pele com água corrente.

Mas, atenção: tenha consciência de que os produtos que você irá utilizar terão influência direta na eficácia da limpeza. Sabonetes comuns costumam ter em suas fórmulas elementos capazes de estimular ainda mais a produção de oleosidade ou mesmo agredir a pele.

Invista no gel de limpeza antioleosidade ou em sabonetes com ativos seborreguladores, sempre visando os produtos naturais.

Ainda, ao secar a pele, esfregar a toalha repetidamente pode ter um efeito desastroso: o ato pode estimular uma maior produção de gordura para a proteção da pele, além de causar irritação ou alergias.

O mesmo pode se dar com o uso descuidado de esfoliantes. Esses produtos, preferencialmente naturais, devem ser escolhidos pela sua qualidade e sempre de acordo com as recomendações dermatológicas.

Para finalizar a limpeza, é possível utilizar loções ou soluções antioleosidade, que são responsáveis por retirar as impurezas restantes e tonificar a pele. O uso de produtos naturais nessas loções, como a hamamélis, a calêndula, a hortelã, a cânfora ou o mentol pode ser responsável por uma sensação de refrescância, além de uma ação anti-inflamatória no caso de acne excessiva.

 

2. Hidratação e Proteção

 

Ao contrário do que se pensa, a pele oleosa também precisa ser hidratada. O ideal, nesse caso, é o uso de hidratantes com efeito matte, que não deixem transparecer a camada de oleosidade formada sobre a pele. Ademais, investir em hidratantes que possuam antioxidantes como a Vitamina C pode dar uma aparência muito mais saudável à sua pele.

Tão importante quanto os demais itens é a textura do hidratante que, quanto mais leve for, mais rapidamente será absorvido e não pesará na pele, diminuindo seu aspecto brilhante.

Mas, não podemos esquecer a proteção. Mesmo em dias nublados a incidência de raios UVA/UVB pode ser enorme. No caso das peles oleosas, é importante atentar para o uso de um filtro solar com toque seco, de textura leve e que não seja removido com a transpiração.

Inclusive, devemos usar o filtro solar correto para cada parte do corpo. Isso significa que você não deve passar o mesmo filtro solar no corpo e no rosto, principalmente se você possuir uma pele oleosa. O rosto também possui uma das peles mais delicadas do corpo, por isso o filtro solar indicado é de FPS 50 ou mais.

 

3. Maquiagem

 

Pensar na maquiagem certa para uma pele oleosa é sempre uma problemática. No entanto, o produto pode fazer parte dessa rotina de cuidados, desde que usado da forma correta.

Primeiramente, as mulheres de pele oleosa devem optar por produtos chamados oil-free (livres de óleo), anti-shine (anti-brilho), reguladores de oleosidade e itens com efeito matte. Além disso, o primer facial pode ser a “carta na manga” de uma mulher que sofre com a oleosidade da pele.

Para bases, corretivos e blush, dê preferência às opções em pó ou bastão, já que os cremosos ou muito líquidos podem aumentar o brilho da pele. Já para os olhos, o uso da sombra líquida permite uma secagem rápida, impedindo que a produção sebácea prejudique o produto. Artigos à prova d’água, como o rímel, também são altamente recomendados.

Lembre-se, ainda, que existe uma enorme gama de maquiagens fabricadas com produtos naturais, que podem ser mais saudáveis para a sua pele e impedir a oleosidade de prejudicar o seu look.

 

4. Repetição

 

Após um dia agitado, tudo o queremos é descansar, certo? Nossa pele também! Comece deixando a sua pele respirar ao retirar toda a maquiagem. Para tal, é importante livrar-se do produto com um demaquilante, usando algodão ou um tecido macio.

Esfregar a pele para retirar a maquiagem ou usar demaquilantes com a presença de álcool é altamente prejudicial para a saúde.

A seguir, reproduza o processo realizado pela manhã, higienizando a pele, tonificando e hidratando. A repetição é necessária, pois durante o dia a pele vai acumulando diversas impurezas, desde a poluição até as mãos “sujas” que você esfrega nela.

Além disso, a produção sebácea reiniciou o seu ciclo, incentivada pelo equilíbrio natural e pelos diversos elementos com que entramos em contato no dia a dia.

Fato é que a rotina de cuidados com a pele oleosa é uma constante, exigindo tempo e dedicação.

 

5. Aquele que intermedeia todos os demais: os produtos

 

Como já foi anteriormente citado, a preferência daqueles que se preocupam com os cuidados de sua pele deve ser por produtos naturais. Por não conterem nenhum componente químico, eles possuem melhor absorção, têm propriedades naturais e terapêuticas, bem como reduzem o risco de prejudicar a sua pele e o meio ambiente.

Para peles oleosas, por exemplo, sabonetes à base de camomila, babosa e arnica acalmam a pele, enquanto o açafrão e o carvão ativado possuem poder purificante.

Já uma máscara de argila verde, é capaz de fechar os poros, reduzindo a produção sebácea da pele. O óleo vegetal de jojoba e a tea tree, por sua vez, possuem propriedades antibacterianas e antissépticas, regulando a oleosidade da pele.

Você pode encontrar esses e diversos outros produtos no site da Relax Cosméticos Naturais. Você irá encontrar cosméticos naturais revitalizadores, veganos e feitos em barra para ajudar o meio ambiente, já que nossa prioridade é contribuir com a sustentabilidade e cultivar a diversidade através da ética a da criatividade.