Óleos essenciais podem trazer vários benefícios para a saúde do ser humano. Atuando em áreas diferentes, esses óleos influenciam tanto o físico, como o emocional. O óleo de Gerânio é um deles, sendo indicado para aliviar os sintomas da TPM.

Utilizados principalmente pela Aromaterapia, técnica curativa alternativa, que utiliza o poder dos óleos essenciais e dos aromas, essas substâncias podem ser retiradas de diferentes plantas.

Esse sistema terapêutico foi desenvolvido apenas no século XX, mas se baseia em tradições milenares de povos antigos. Gregos, egípcios, chineses, todos, usavam óleos e/ou perfumes em seus diversos rituais.

Para os tratamentos com Aromaterapia são utilizados apenas óleos essenciais puros. Por isso, é comum usar pequenas quantidades ou em algumas misturas.

 

Óleos essenciais

 

Óleos essenciais têm origem vegetal e podem ser obtidos de:

- Flores;

- Folhas;

- Tronco;

- Raízes das plantas.

Técnicas de extração podem ser as mais variadas, como diferentes tipos de destilação ou de prensagem.

Eles possuem a capacidade de acalmar, cicatrizar e estimular o corpo humano. Além disso, agem como:

- Inseticida;

- Bactericida;

- Repelente;

- Fungicida.

Alguns desses óleos são conhecidos por grande parte da população, como o óleo de essencial de Lavanda. Ele é indicado para o tratamento de queimaduras e para ajudar no relaxamento.

Neste texto, porém, nós vamos falar de outro óleo essencial bastante conhecido e que traz diversos benefícios para o corpo humano, principalmente para as mulheres: o óleo de Gerânio.

 

Óleo de Gerânio

 

Esse tipo de óleo essencial é extraído da planta Pelargonium graveolens / Pelargonium asperum, conhecidas como Malva Silvestre.

Esse líquido de consistência fina e de coloração amarelada é conhecido como óleo da coragem ou óleo essencial feminino. Isso porque, dentre suas diversas utilizações, é conhecido por aliviar os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e da Menopausa nas mulheres.

O óleo de Gerânio pode ser utilizado para tratar:

- Problemas do sistema reprodutor feminino;

- Cólicas;

- TPM;

- Menopausa;

- Problemas circulatórios;

- Depressão;

- Varizes;

- Hemorroidas;

- Problemas na pele, como dermatite, acne, eczema e micose;

- Fadiga;

- Estresse;

- Machucados, feridas, contusões e queimaduras;

- Neuralgia;

- Úlceras.

Nos tópicos a seguir, vamos trazer mais informações sobre os benefícios que o óleo de Gerânio pode trazer ao corpo feminino e de quais maneiras podemos utilizá-lo.

 

Óleo de Gerânio para as mulheres

 

Como já dissemos, o óleo de Gerânio traz uma série de benefícios para as mulheres. Quando utilizado nos períodos de TPM e durante a menopausa, trabalha para diminuir as ondas de calor e a depressão que atingem as mulheres nessas fases.

O óleo de Gerânio atua sobre o sistema límbico, que é o conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas respostas emocionais aos estímulos. Sendo assim, ele provoca um relaxamento, diminuindo o estresse e a agitação nervosa.

Dessa forma, aumenta o ânimo e é responsável por causar uma sensação de segurança, estabilidade e de acolhimento.

Sua influência sobre o sistema hormonal ajuda as mulheres na TPM a controlar:

- Variações de humor;

- Dores de cabeça;

- Cólicas.

Além disso, o óleo de Gerânio também possui propriedades que auxiliam o corpo humano a eliminar toxinas. Por isso, é capaz de reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, características da TPM.

Outros benefícios do óleo de Gerânio são o fato dele ser um excelente regenerador cutâneo e ter o poder de controlar a oleosidade produzida pela pele. Assim, tem propriedades que auxiliam o tratamento de acnes.

 

Como usar o óleo de Gerânio?

 

Existem várias formas de se aplicar o óleo de Gerânio. Sendo puro, em contato direto com a pele ou diluído/misturado com outros ingredientes. O método de aplicação vai depender dos resultados que pretendem ser alcançados.

1. Escalda-pés: produz um efeito relaxante. Em um recipiente grande, misture uma colher de café de óleo de Gerânio puro em dois litros de água quente. Deixe os pés submersos por quinze minutos;

2. Hidratante para mãos e braços: passe o óleo de Gerânio puro e massageie das pontas dos dedos até o cotovelo. Repita o procedimento duas vezes ao dia;

3. Manilúvio: em uma vasilha, misture uma colher de sopa de óleo de Gerânio com um litro de água quente, com cuidado para não queimar as mãos. Deixe as mãos mergulhadas nessa mistura por cerca de dez minutos;

4. Aplicações no rosto: basta misturar duas gotas desse óleo essencial no creme facial de uso regular. Use o produto conforme já está habituada;

5. Pós-Banho: Aplique cerca de uma colher de sopa de óleo de Gerânio na pele ainda molhada, massageie o corpo e, em seguida, seque com uma toalha;

6. Automassagem nos seios e ventre: utilizado para aliviar os sintomas da TPM e da Menopausa. Aqueça vinte mililitros de um óleo vegetal com boa absorção, quando estiver morno, acrescente três gotas do óleo de Gerânio. Aplique sobre a região dos seios e do ventre de forma delicada e fazendo movimentos circulares;

7. Aroma: coloque duas gotas do óleo em um lenço de tecido e faça a inalação duas vezes por dia. Se preferir, o óleo de Gerânio pode ser colocado em difusores.

 

Combinações com óleo de Gerânio

 

Óleos essenciais podem ser utilizados sozinhos ou em conjunto com um ou mais óleos. Dessa forma, é possível tratar mais sintomas e melhorar os resultados obtidos com a aplicação.

Com o óleo de Gerânio, não é diferente. Para aliviar os sintomas dos distúrbios hormonais, pode ser misturado com:

- Óleo de pau rosa;

- Lavanda;

- Eucalipto Stageriana;

- Bergamota;

- Grapefruit.

Para atenuar os sintomas da TPM e da menopausa, misture duas gotas de óleo de Gerânio, duas gotas de óleo essencial de pau rosa e duas gotas de óleo essencial de Grapefruit.

Para diminuir o estresse, faça uma mistura de bergamota, lavanda e óleo de Gerânio. Já a composição com Eucalipto Stageriana, é utilizada para o tratamento da baixa estima.

Para cuidar da pele e tratar as espinhas misture três gotas de Gerânio com uma gota de lavanda. Coloque essa mistura em trinta mililitros de óleo vegetal e aplique no rosto duas vezes por semana.

Todas as misturas podem ser aplicadas seguindo um dos métodos apresentados no tópico anterior.

Caso tenha alguma dúvida procure seu aromaterapeuta.

A Relax Cosméticos possui uma linha completa de produtos revitalizadores e sustentáveis, isso inclui um seguimento de óleos essenciais. Acesse nosso site e conheça nossos cosméticos.