🛍️Tudo em até 6x sem Juros!

Nos últimos anos, a indústria de cosméticos se reinventou e se adequou ao ideal de mundo mais justo e sustentável que queremos descobrir. Com essa grande revolução, as prateleiras das lojas ganharam uma nova presença: as embalagens de produtos veganos.

Mas, afinal, o que são os produtos de beleza veganos? Qual é o diferencial deles? Como aderir a essa moda que veio para ficar pode mudar na sua vida e na sua rotina de cuidados consigo mesma?

Hoje, a Relax Cosméticos Naturais explica direitinho tudo o que você precisa saber!

 

Antes de mais nada: o que é o veganismo?

 

Mais do que um movimento sociopolítico, o veganismo é um estilo de vida que parte do pressuposto de que todas as espécies que habitam nosso planeta merecem dignidade e respeito.

Quem opta por essa maneira de viver abraça a ideia de que não é justo e nem sustentável para os recursos naturais disponíveis na Terra que algumas espécies de animais sejam criadas e expostas aos mais diversos tipos de sofrimento, apenas para satisfazer necessidades humanas que sequer são indispensáveis, e que poderiam facilmente ser substituídas por processos de produção menos cruéis.

Dentro de suas possibilidades e limitações, os veganos buscam reduzir ao máximo possível o uso ou o consumo de itens produzidos a partir da exploração animal. Isso inclui a alimentação, que é a modalidade mais conhecida de veganismo, mas também outras áreas da vida, como vestuário e, é claro, beleza e estética.

 

O que são produtos de beleza veganos?

 

Os cosméticos veganos têm fórmulas totalmente livres de qualquer componente de origem animal. Além disso, também não são testados em qualquer tipo de animal.

Na realidade do Brasil, a entidade responsável por verificar e atestar se um produto é realmente vegano é a Sociedade Vegetariana Brasileira. No entanto, a certificação emitida pela instituição não é um pré-requisito obrigatório.

 

 

Por que comprar produtos de beleza veganos?

 

A mudança que está levando cada vez mais empresas, marcas e linhas a abraçarem a revolução vegana oferece uma infinidade de benefícios que tornam a escolha de produtos naturais e veganos mais vantajosas para o consumidor.  Conheça as principais:

 

Produtos veganos não agridem os animais

 

Essa é, possivelmente, a vantagem mais óbvia de optar por linhas veganas. Além dos sacrifícios feitos para a obtenção dos componentes dos produtos tradicionais em si, os animaizinhos que são submetidos a testes de cosméticos ainda passam por diversas agressões, da raspagem de pelos à aplicação de alergênicos nos olhos.

E tudo isso sem razão, já que não há garantia de que um produto que não seja prejudicial para determinada espécie de animais não vá ser nocivo para humanos.

 

Produtos tradicionais podem causar danos ao organismo

 

Mesmo que sejam seguros para aplicações pontuais, os cosméticos tradicionais contêm substância que, a longo prazo, podem se acumular e danificar a pele e os cabelos. Além disso, os componentes desse tipo de produto também têm uma tendência maior a provocar alergias.

Os cosméticos veganos não apenas evitam esses malefícios, como ainda tendem a beneficiar e melhorar a pele e os fios em longo prazo.

 

Produtos veganos contribuem para a sustentabilidade

 

Mais do que uma forma diferente de produzir, o veganismo é uma filosofia de vida que luta por um mundo mais sustentável.

Ao comprar cosméticos veganos, o consumidor está contribuindo para um regime que gasta menos água, desmata menos e ocupa uma porção menor de terra já que, hoje, grande parte da ocupação de propriedades rurais é destinada à demanda de criação de gado, prejudicando o solo e aumentando a poluição.

Portanto, abraçar os cosméticos veganos impulsiona uma cadeia de solidariedade e sustentabilidade que pode mudar o planeta em que vivemos e que deixaremos para as próximas gerações.

 

Qual é a diferença entre produto vegano, cruelty free, natural e orgânico?

 

Com a expansão do nicho de produtos naturais dentro do setor de cosméticos, os consumidores ganharam várias opções. Contudo, nem toda opção natural é igual.

Vamos conhecer e aprender a identificar as diferenças entre cada um dos selos?

 

  • Cosmético Vegano: é aquele que não possui nenhum componente de origem animal em sua fórmula. Isso inclui elementos à base de ingredientes como mel, colágeno natural (geralmente retirado da pele e das cartilagens de alguns tipos de animais), lanolina (que é uma espécie de “graxa”, extraída da lã do carneiro), leite, cera de abelha e alguns tipos de glicerina entre outros.
  • Cruelty Free: em tradução livre para o português, esse selo indica que o produto é “livre de crueldade”, ou seja, não é testado em animais e, portanto, não impõe nenhum sofrimento a eles em nome da produção daquele cosmético. No entanto, um produto cruelty free não é necessariamente vegano, já que, apesar de não ser testado em animais, ainda pode conter produtos de origem animal em sua composição. Por isso, é importante prestar atenção nos ingredientes listados no rótulo.
  • Cosméticos Naturais: como o nome sugere, esses produtos são feitos a partir de matérias-primas naturais, que, de maneira geral, não prejudicam a saúde de quem os utiliza e não maltratam o meio ambiente. Para que um cosmético seja considerado natural, é obrigatório que seja cruelty free. Contudo, nem todos os produtos naturais são necessariamente veganos, mas os da Relax além de naturais são 100% veganos.
  • Cosméticos Orgânicos: os cosméticos orgânicos também são feitos com o uso de componentes naturais. No entanto, possuem um critério rigoroso a mais: é crucial que esses ingredientes sejam produzidos em um regime orgânico. Isso significa que tudo que é utilizado na “receita” do produto não possui agrotóxicos e nenhum outro tipo de químico sintético. Os adubos usados no cultivo são sempre naturais, e a rotação de culturas e saúde do solo é respeitada.Essa dinâmica causa um impacto muito menor no meio ambiente, e ainda resulta em ingredientes de maior qualidade. Como resultado desses processos, é comum que cosméticos orgânicos tenham bons resultados em pessoas que convivem com alergias, sobretudo na pele e no couro cabeludo. Assim como no caso dos cosméticos naturais, os produtos de beleza orgânicos sempre precisam ser cruelty free. No entanto, nem sempre são veganos.

E aí? Quer mudar de vida e começar a abraçar os rótulos veganos?

Clique aqui e conheça algumas das melhores opções da Relax!