Quem não ama tirar um tempo para cuidar da pele? As rotinas de skin care estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e as máscaras faciais têm sido grandes aliadas nesse processo. Além de serem práticas de aplicar, elas têm efeitos potentes para a beleza da pele.

Mas, com tantas opções no mercado, pode surgir a dúvida do que levar em conta na hora de escolher a sua máscara. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como descobrir a opção mais indicada para a sua pele. Confira!

 

O potencial da máscara facial

 

A composição das máscaras faciais conta com uma concentração de ativos muito maior que a de outros cremes, garantindo resultados mais profundos e prolongados.

Entre os benefícios que a máscara facial pode trazer para sua rotina de cuidados estão, por exemplo, a limpeza, a nutrição e a hidratação da pele. No entanto, o cosmético pode ir muito além, gerando efeitos específicos de acordo com a variedade de componentes.

Mas, para que os resultados sejam efetivos, é preciso saber escolher o produto certo para o seu rosto. Então vamos às dicas:

 

1 - Saiba o seu tipo de pele

 

O primeiro passo para descobrir a melhor máscara facial para você é saber o seu tipo de pele. Aliás, esse é um passo essencial para que você entenda todos os cosméticos e cuidados que podem ser utilizados para o alcance de bons resultados.

Essa classificação da pele leva em consideração diversas características, que normalmente podem ser avaliadas facilmente por meio de um exame visual ou tátil, ou seja, com aquela olhada no espelho ou um toque de análise no seu rosto. Mas, em caso de dúvidas, um profissional dermatologista pode ajudar na especificação.

Os principais tipos de pele são:

 

  • Normal: é uma pele com aspecto mais saudável, que não é nem oleosa e nem seca. Costuma apresentar um pouco de luminosidade e ser rosada;
  • Seca: tem aspecto ressecado e com pouco brilho. Além disso, é mais sensível a irritações;
  • Oleosa: produz mais sebo que o normal, apresentando excesso de brilho, sobretudo na chamada “zona T” - testa, nariz e queixo. É mais sensível a cravos e espinhas, mas costuma manifestar menos sinais de envelhecimento;
  • Mista: é caracterizada por ser bastante oleosa na zona T e ressecada nas demais regiões do rosto.

 

Conseguiu identificar o seu tipo de pele? Se ela tender mais para ressecada, uma boa dica inicial é optar por máscaras de consistência mais pesada e textura cremosa. Já se for oleosa, as mais finas são recomendadas. Máscaras líquidas são opções interessantes para qualquer pele.

Reconhecer seu tipo de pele é um passo essencial, porque ajuda você a investir em uma máscara que vá trazer resultados mais efetivos. Por isso mesmo, a nossa segunda dica é saber o que você procura.

 

2 - Entenda o efeito que você procura

 

Se você busca por um produto para inserir na sua rotina de skin care ou que ajude a obter resultados mais profundos e duradouros, as melhores opções de máscaras são as do tipo lavável ou não removível.

As laváveis são aquelas em que, após a aplicação, há um tempo de pausa até o enxágue. Além de ter efeito imediato, elas apresentam uma grande eficácia quando incorporadas na rotina.

Já as não removíveis costumam vir em forma de gel ou creme e terem indicação de aplicação noturna. A ideia é fazer o tratamento durante o sono, de forma que o produto seja absorvido pela pele. O resultado imediato é menor, mas ótimo em longo prazo.

Caso você esteja precisando de uma revitalização rápida para algum evento, as opções peel off e em folha podem ajudar. A primeira forma uma película que deve ser “puxada” da pele ao secar; enquanto a segunda é feita com um material que molda o formato do rosto e deve ser retirado e descartado após um tempo.

Essas máscaras são bem práticas, mas vale destacar que não apresentam resultados profundos e nem efeitos de longo prazo.

Com a popularização das máscaras faciais, uma coisa é certa: existe uma máscara para cada situação da sua pele. Além de efeitos de curta e longa duração, há produtos que buscam resolver diversos problemas específicos.

Está procurando nutrição profunda? Clareamento de manchas? Melhorar as espinhas? Acalmar uma irritação? Iluminar? Tudo é possível.

Então, depois de entender bem o seu tipo de pele e qual efeito está procurando, é hora de saber quais máscaras e componentes se encaixam melhor no seu objetivo.

 

3 - Saiba quais elementos podem ajudar você na escolha

 

Se você tem pele seca, é muito provável que esteja buscando por mais hidratação e nutrição, assim como produtos que trazem luminosidade para o rosto. Ingredientes como vitaminas e minerais podem ajudar, além de abacate e alguns óleos capazes de melhorar o ressecamento da pele.

Para quem quer controlar a oleosidade do rosto ou reduzir a acne, é indicado o uso de máscaras de argila, principalmente a verde. Com sua formulação, ela tem uma potente ação adstringente, secativa e cicatrizante, capaz de promover a limpeza dos poros, desintoxicar a pele e reconstituir os tecidos por meio de uma suave esfoliação.

Também é bastante comum que as pessoas busquem máscaras faciais como uma opção para acalmar irritações que atingem peles sensíveis. É importante destacar que a sensibilidade não é um tipo de pele, mas sim uma condição que pode surgir em qualquer pessoa, por fatores externos, como poluição, ou internos, como falta de hidratação.

Para melhorar a vermelhidão e a ardência que vêm com ela, máscaras calmantes, com extratos de camomila, aloe vera e calêndula são indicadas, assim como outros ingredientes com propriedades hidratantes.

Peles com manchas, por sua vez, podem usar os atributos da argila branca a seu favor. Componentes como extrato de uva ou frutas cítricas também podem ajudar na ação clareadora.

Por fim, pessoas com peles maduras que buscam um rosto mais firme devem investir em máscaras que tenham em sua composição componentes antioxidantes, como a vitamina C. A argila vermelha também é indicada, já que atua na formação de colágeno e elastina, diminuindo a flacidez.

 

Bônus: Escolha uma marca de confiança

 

Independente do seu tipo de pele e do efeito que pretende alcançar, é fundamental que você invista em uma marca de confiança para cuidar do seu rosto.

Nós da Relax Cosméticos temos várias opções de máscaras com matérias-primas orgânicas ou naturais e livres de ingredientes nocivos, capazes de trazer muita hidratação e autoestima para você, tudo em sintonia com a natureza. Confira no nosso site!