Quem é que consegue viver sem um bom cosmético hoje em dia? Homens ou mulheres, preocupados com sua saúde e beleza, buscam os melhores resultados desses produtos. Por isso, torna-se cada vez mais importante conhecer bem tudo aquilo que se está utilizando.

Hoje, as pessoas estão modificando seu jeito de comprar. Para muitas delas é importante que os produtos tenham uma ligação com sua filosofia. Sendo assim, elas começaram a se interessar em ler os rótulos e pesquisar antes de comprar.

Quando a questão é produtos de beleza e cosméticos esse interesse se torna ainda mais importante. Afinal, sem conhecer bem o que se está comprando é possível, por exemplo, passar por algum problema de saúde, como as alergias na pele.

A tendência atual é o uso de cosméticos naturais ou orgânicos para cuidar de cabelos, unhas, pele, etc. O mercado desses produtos está cada vez mais aquecido. Eles chegaram para fazer uma revolução no consumo das pessoas.

Mas você sabe quais são as diferenças entre um cosmético natural e um orgânico? Leia este artigo até o final que nós mostramos para você.

 

Cosmético natural

 

Os cosméticos naturais são todos aqueles que não têm a utilização de aditivos químicos ou outras substâncias tóxicas em sua composição. Para ser considerado natural, ele precisa usar 95% de matérias-primas consideradas naturais. Os outros 5% da composição podem conter substâncias sintéticas, desde que elas sejam liberadas.

Outra coisa importante para atestar se um produto é ou não natural, é que ele também não pode passar por testes em animais. Ou seja, é um cosmético completamente livre de crueldade.

Na composição de cosméticos naturais é possível encontrar os seguintes ingredientes: extratos vegetais, óleos vegetais, óleos minerais, manteigas vegetais, óleos essenciais e corantes e pigmentos naturais.

 

Os benefícios dos cosméticos naturais

 

Os cosméticos naturais possuem uma boa compatibilidade com o corpo humano, nutrindo e penetrando completamente no cabelo, na pele, no couro cabeludo, etc. Eles ajudam a manter a nossa saúde e a melhorar nossa qualidade de vida.

Além disso, os cosméticos convencionais, em sua maioria, são ricos em conservantes e produtos derivados de petróleo, o que causa problemas para a nossa pele, para a nossa saúde e até para o meio ambiente.

Eles também demoram mais para degradar, quando voltam para o meio ambiente, podendo causar o desequilíbrio de ecossistemas. Um cosmético natural não causa isso.

Os produtos naturais têm ainda a vantagem de não causar alergias, como citado anteriormente. Muitas pessoas passam anos com problemas na pele e não sabem bem porquê. Com o uso de cosméticos naturais, essas alergias diminuem e desaparecem.

 

Cosméticos orgânicos

 

Os cosméticos orgânicos são uma opção para cuidar da pele sem expô-la a produtos químicos, como os dos cosméticos comuns. Eles são produzidos com matéria-prima pura e com o menor uso possível de substâncias químicas. Os cosméticos orgânicos também são naturais, mas possuem algumas diferenças do citado anteriormente.

Essa composição sem produtos químicos do cosmético orgânico é a responsável por ele não ser prejudicial à saúde e de não apresentar efeitos colaterais aos usuários, mesmo que se faça uso contínuo e em longo prazo.

Eles têm como diferencial uma produção sustentável e ecologicamente correta. Na sua composição existe uma maior quantidade de óleos essenciais puros, capazes de melhorar a ação das propriedades regenerativas, hidratantes e antioxidantes.

Esses são fatores fundamentais para ajudar no rejuvenescimento e nos cuidados do dia a dia. Muitos desses produtos trazem, inclusive, certificação, como os selos ECOCERT e IBD.

 

Os benefícios do cosmético orgânico

 

A principal vantagem do cosmético orgânico é a pureza de sua composição. Ele é produzido com substâncias retiradas de fontes naturais, sustentáveis e renováveis, colaborando também com a saúde do meio ambiente.

Os cosméticos orgânicos não expõem a pele aos malefícios dos compostos químicos de alto risco, como derivados de petróleo e outros resíduos químicos.

Outras vantagens são o efeito natural e o resultado em longo prazo, pois eles agem de maneira natural e estimulam a produção de células da pele sem o prejuízo à saúde.

Os óleos essenciais, como citado acima, são usados em sua maior potência, sem perdas de propriedade durante a fabricação e sem diluição. Assim, os resultados são mais rápidos e mais eficientes.

 

Diferenças entre os cosméticos naturais e orgânicos

 

Existem pequenas diferenças entre os cosméticos naturais e orgânicos. No entanto, é importante lembrar que ambos são produzidos com uma baixa ou nula quantidade de compostos químicos e sua fabricação é sustentável.

Os produtos naturais exigem uma produção menos industrial, não permitindo a utilização de fragrâncias, componentes químicos ou corantes sintéticos. Ele também não possui conservantes artificiais.

Os cosméticos orgânicos são produzidos com matéria-prima sem agrotóxico e com um cultivo sustentável. As matérias-primas são certificadas como orgânicas e naturais. A certificação é realizada com base nos métodos do sistema orgânico de produção. Eles buscam aperfeiçoar o uso de recursos naturais e os socioeconômicos, usando métodos alternativos ao uso dos materiais sintéticos.

Dentro da base de cosméticos naturais existem também os veganos. A diferença é que ele possui nenhuma substância de origem animal em sua composição. E, claro, também não é testado em animais.

Gostou do artigo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor sobre as diferenças entre os cosméticos orgânicos e naturais. Agora, que tal fazer uma visita ao nosso site e conhecer nossos produtos? Temos uma variedade de cosméticos que farão maravilhas pela sua pele. Visite nosso site e saiba mais.