Você certamente já ouviu a palavra bálsamo alguma vez. Na bíblia, esta planta, além de ter sido utilizada como aroma no templo do criador, ela continha um poder curativo. Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado.

Como ensinamento, o bálsamo representou as tentativas humanas a fim de evitar a destruição, causada pelo pecado, sanada somente pelo espírito. Assim, Deus era o bálsamo da salvação, o qual todos precisavam.

Na língua portuguesa, a palavra “bálsamo” é utilizada em diversas expressões, e na sua forma genérica significa planta suculenta e carnuda que preserva a pele. Estudada ao longo dos anos, muitos de seus benefícios medicinais já foram comprovados.

Chamado cientificamente de Sedum Dendroideum, o extrato do bálsamo é retirado de suas folhas carnosas que, por causa de seus compostos bioativos, traz benefícios à pele e ao organismo interno dos seres humanos. Também é muito utilizado em cosméticos como perfumes devido ao seu aroma.

Benefícios do Bálsamo

Esta planta milenar é repleta de propriedades cicatrizantes, digestivas, hidratantes, emolientes (responsável por manter úmida a camada mais externa da pele) e anti-inflamatórias (indicada para dor de dente ou ouvido, torções e amigdalite).

Foi comprovado por meio do estudo publicado pela revista Elsevier, que o bálsamo possui agentes contra dores e inflamações, principalmente relacionados a problemas estomacais, por isso é largamente utilizado no tratamento de distúrbios gástricos.

Além disso, um estudo realizado pela International Union of Biochemistry and Molecular Biology, confirmou que a planta possui um potencial antidiabético, por utilizar a glicose de forma mais eficiente pelas células hepáticas do fígado.

Dessa forma, o bálsamo ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e previne também úlceras que são induzidas por álcool e medicamentos anti-inflamatórios.

Seu uso pode ser feito de forma externa, por aplicação, ou de forma interna, por meio da ingestão, que vai depender da finalidade do tratamento.

Uso da planta

Relacionado ao uso interno, esta planta pode ser ingerida como salada em uma refeição, mas o recomendável é que seja ingerida sozinha, como primeiro alimento do dia e como o último da noite.

Os chás e sucos feitos a partir das folhas do bálsamo são muito utilizados na medicina brasileira, principalmente para aliviar dores e inflamações gástricas, que devem ser consumidos duas vezes ao dia.

O chá é o mais simples de fazer, basta pegar de três a quatro folhas secas e colocar em água fervente por cinco minutos. Após ter feito isso, é só abafar o chá e esperar esfriar por cinco minutos.

Ao que se refere aos tratamentos pela ingestão, podemos destacar o benefício de problemas de úlceras, respiratórios (como bronquite), urinários e até mesmo casos de epilepsia. Contudo, é sempre necessário consultar um médico antes do tratamento.

Quando nos referimos ao uso externo, estamos falando de aplicação sobre a pele que está inflamada. Muitas vezes, é produzida uma pomada caseira apenas do bálsamo ou agentes naturais que complementem sua ação, como no caso do alho que é um antibiótico.

Para preparar a pomada, é necessário macerar suas folhas para que fique pastosa e que dê para aplicar em toda a região afetada. Este tratamento deve ser feito depois do banho, de pele limpa e de preferência antes de dormir.

O segredo do óleo

Como já foi dito mais acima, o bálsamo possui um óleo extraído de seu caule que é de efeito hidratante, excelente para nutrir e reparar a pele. Também contribui para a regeneração celular e da cútis, indicado para quem tem pele seca.

Seu uso passou a ser frequente em cosméticos pelo seu poder de nutrição e também por trazer efeitos visíveis de eliminação de manchas na pele, suavização de linhas de expressão e diminuição da flacidez da pele.

É comum encontrar esta planta em produtos como loções pós-barba, cremes para cabelos ressecados e removedor de maquiagem, devidamente aos componentes já citados.

O óleo de bálsamo também é indicado para aliviar queimaduras, feridas oriundas da gangrena (que causam a morte do tecido por causa da ausência de fluxo sanguíneo), frieiras, pequenos machucados, picadas de insetos, alergias, assaduras, arranhões e até herpes labial.

Extração do bálsamo

Os brasileiros são privilegiados por habitar um país que fornece tanta riqueza natural. Quando foram descobertas as matérias-primas vegetais e naturais existentes, o mercado inteiro ficou de olho e passou a produzir em cima deles.

Alinhado à inovação e funcionalidade, as empresas passam a disputar entre si, mas se esquecem do mais importante: o naturalismo do produto.

Hoje vemos até shampoos e condicionadores que contêm bálsamo, mas de nada adianta uma planta medicinal se seus compostos de mistura química se sobressaírem sobre o produto, deixando de ser natural e eficiente.

Pelo fato de esta planta em específico conter substâncias ricas ativas, é muito importante que a derivação de um produto tenha 100% de sua produção natural e pura.

Por se tratar de uma planta, não devemos nos esquecer de que seu manejo deve ser realizado de forma consciente e completamente sustentável.

Onde encontrar?

É importante reforçar que para iniciar algum tipo de tratamento com o bálsamo, primeiramente é necessário se consultar com um médico para diagnosticar o problema vigente.

Considerando que para este produto ser eficaz ele deve ser 100% natural, é primordial destacar a realização da compra consciente por todos seus aspectos. Então, confira abaixo alguns dos motivos para você realizar sua compra conosco.

Nós da Relax Cosméticos Naturais oferecemos um consumo ético e sustentável de cosméticos revitalizadores. Contribuímos com a sustentabilidade e o cultivo da diversidade. Assim, além de a sua pele ficar limpa, sua consciência também fica.

Trabalhamos com produtos livres de ingredientes nocivos e totalmente veganos, por isso não apoiamos embalagens plásticas. Com isso, além de ajudar uma empresa natural, você tem a garantia do funcionamento do seu produto, contribui para o meio ambiente e realiza um investimento em você mesma.

Caso você procure o óleo de bálsamo para as questões relatadas neste texto, você pode acessar nosso site e ficar por dentro de todos os nossos produtos.