A aromaterapia é um tipo de terapia complementar que utiliza óleos essenciais para ajudar no tratamento de diversas doenças. Embora ela tenha sido desenvolvida oficialmente em 1937, o uso de incensos e óleos para fins terapêuticos é milenar. Os antigos egípcios e chineses já percebiam o benefício dos aromas, tanto para o corpo, quanto para a mente.

Lembre sempre que o ideal é inalar apenas algumas gotinhas, pois os óleos essenciais são muito concentrados. Muitos optam, inclusive, por colocar algumas gotinhas nos difusores ou aromatizadores de ambiente. Também é possível fazer massagens com óleo diluído ou banhos com óleo na água.

Você pode usar diferentes óleos essenciais ou até mesmo águas florais, dependendo do efeito desejado. Alguns ajudam com transtornos mentais, enquanto outros fortalecem o sistema imunológico ou até aliviar a tensão pré-menstrual.

Confira a seguir seis dos principais benefícios da aromaterapia para a saúde e quais óleos você pode utilizar para atingi-los.

 

1. Tratar a ansiedade e o estresse

 

Os óleos essenciais atuam em nosso sistema nervoso e podem ser uma boa terapia complementar para quem sofre com estresse e ansiedade, uma vez que traz menos efeitos colaterais do que os medicamentos sintéticos. Assim, eles podem trazer sensação de calma e relaxamento. Alguns podem até mesmo trabalhar para melhorar o foco e a concentração.

Se você busca um óleo que traga sensação de relaxamento e diminua a ansiedade, existem muitas opções. As mais comuns são os óleos de camomila e lavanda, que atuam diretamente no sistema nervoso. Inalar óleo de lavanda pode até mesmo diminuir a frequência dos batimentos cardíacos e a pressão arterial. O óleo de laranja também diminui a ansiedade e melhora o humor. Para quem busca melhorar a concentração, o óleo de canela e o óleo de alecrim são os ideais.

 

2. Aliviar sintomas de TPM

 

A tensão pré-menstrual e a menstruação em si podem ser períodos muito desconfortáveis para as mulheres, em razão das cólicas, dores e emoções descontroladas. Porém, a aromaterapia pode ajudar a diminuir o desconforto durante esses momentos. Além de várias opções de óleos relaxantes e analgésicos, você pode utilizar um óleo que funcione como regulador de hormônio.

Para esse caso em específico, o mais comum é utilizar óleo de gerânio. Esse composto tem atuação direta no equilíbrio dos hormônios femininos e pode ajudar com a retenção de líquidos e fadiga associados ao período menstrual. De fato, o óleo de gerânio é tão eficaz para regular a atividade hormonal que é recomendada inclusive para mulheres que estão passando pelo período da menopausa.

 

3. Diminuir problemas com insônia

 

A insônia é um distúrbio muito comum, que atinge um terço da população adulta mundial e traz efeitos colaterais como cansaço e aumento do estresse. E a aromaterapia é uma ótima forma de combater esse problema. Para obter o melhor efeito, o ideal é começar a aromatizar o ambiente com o óleo certo, aproximadamente uma hora antes do horário que você pretende dormir.

Existem muitos óleos relaxantes que podem atingir esse efeito. Um deles é o óleo de lavanda, citado anteriormente para melhorar a ansiedade. Outro óleo que pode auxiliar na hora de dormir é o óleo essencial de sálvia, que tem propriedades calmantes poderosas. Você pode também optar pelo óleo de bergamota, que promove um relaxamento total no cérebro. Só fique longe de óleo de alecrim e do óleo de laranja, que são estimulantes e podem trazer o efeito contrário.

 

4. Tratar alergias

 

Quem sofre com rinite ou outras síndromes alérgicas tende a ficar longe dos óleos essenciais, por medo que os aromas fortes possam desencadear uma crise alérgica. Embora existam casos onde isso aconteça, é possível também utilizar a aromaterapia para combater as doenças alérgicas, como rinite ou outros problemas respiratórios.

Nesse caso, o ideal não é utilizar o aromatizador de ambientes, e sim a inalação do óleo. Para isso, pingue algumas gotinhas de óleo em um recipiente com água fervendo e, com um pano sobre a cabeça, inale o vapor. Se preferir, você pode também fazer uma massagem no peito. Os óleos mais indicados para esse tipo de situação são o óleo de eucalipto, hortelã e melaleuca. Para melhorar o sistema imunológico como um todo, aposte no óleo de limão.

 

5. Aliviar dores de cabeça e musculares

 

A aromaterapia também tem muitas funções analgésicas e anti-inflamatórias. Através de aromatizadores, massagens ou banhos, é possível utilizar os óleos essenciais para reduzir vários tipos de dores, incluindo dores musculares e enxaquecas. Para quem sofre com dores de cabeça, o óleo de alecrim e o óleo de hortelã-pimenta podem ser poderosos aliados, pois afetam a circulação e podem inibir os gatilhos que trazem a enxaqueca.

Já para quem sofre com artrites ou dores musculares, os óleos de gengibre, mirra e laranja podem ajudar. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias que diminuem as dores. Além disso, o óleo de laranja tem como característica proporcionar uma forte sensação de bem-estar, sendo chamado pelos especialistas de 'óleo da alegria'.

 

6. Tratar problemas dermatológicos

 

A aromaterapia tem também finalidade estética, pois pode auxiliar nos cuidados com a pele, combatendo problemas dermatológicos e atuando como esfoliante e cicatrizante. O óleo de sândalo, por exemplo, ajuda no tratamento de pele ressecada e também pode ser aplicado em varizes e cicatrizes.

Outra boa opção é o óleo de melaleuca, que tem diversas atuações, sendo uma das principais as propriedades antibactericidas e antifúngicas. Assim, ele combate diversos problemas de pele e funciona como adstringente.

Vale lembrar que a utilização dos óleos deve ser associada a hábitos de vida saudável para gerar o melhor resultado possível. É importante também realizar um pequeno teste para garantir que o óleo não trará reações. Para gestantes e crianças, é sempre bom consultar um médico antes de utilizá-los. E se você está utilizando algum medicamento, não o substitua pelo óleo essencial. Ele é uma terapia complementar, e não alternativa!

Quer começar a desfrutar de todos esses benefícios da aromaterapia? É muito simples, basta você escolher o óleo essencial ou água floral que traga o efeito desejado no nosso site e começar a utilizá-lo. Confira também nossos outros produtos. São todos 100% naturais e veganos.