Cada vez mais, com o avanço da ciência e dos tratamentos, aumenta o cuidado das pessoas com a própria saúde, na expectativa de que é possível viver por mais tempo e com qualidade de vida alta.

Nesse sentido, várias propriedades passaram a ser estudadas e mostraram-se grandes aliadas neste processo.

Um destes produtos é o óleo de semente de uva. Já são várias análises de especialistas sobre os efeitos positivos dele no organismo humano, e é justamente sobre isso que falaremos neste conteúdo.

Quais são os principais benefícios do uso deste óleo e de que forma auxilia no cuidado com o corpo e a saúde, ajudando a manter o bem-estar da população.

 

O que é o óleo de semente de uva?

 

Para começar, vale destacar do que se trata o óleo de semente de uva, antes de entrar propriamente em seus benefícios. Como o nome já diz, sai de um tipo de videira, Vitis Vinifera é o nome científico, árvore da qual saem as uvas. O processo é feito por meio de uma prensa, que retira o óleo das sementes e cria o produto.

Pelo fato de as sementes serem pequenas, é necessária uma grande quantidade para a produção em escala maior. Até por isso, os preços costumam ser mais altos, já que a o trabalho demanda maior investimento e matéria-prima para ser realizado. Conhecendo o que é e de onde sai o óleo, vamos aos benefícios dele.

 

Capacidade de controlar o colesterol e prevenir outras doenças

 

São vários os ramos de colaboração, como veremos nos tópicos a seguir, mas para começar, é importante destacar o benefício diretamente ligado à saúde e à prevenção de problemas mais sérios: o óleo de semente de uva é um importante aliado no controle dos níveis de colesterol ruim, o LDL.

Isso se deve ao fato de ter altas quantidades de gorduras insaturadas, destacando-se, neste caso, o ômega-6. Com isso, o óleo auxilia na:

- Prevenção contra bloqueios arteriais;

- Riscos de problemas cardiovasculares;

- Entre outros males causados por um alto nível de colesterol LDL.

Além disso, o produto ainda é importante por ter uma boa dose de vitamina E, que também é conhecida por ajudar na manutenção da boa saúde cardíaca, e atua para evitar outras doenças, como:

- Diabetes;

- Problemas na visão;

- Mal de Parkinson;

- Etc.

E, por fim, outra propriedade que auxilia neste processo de manutenção do organismo em pleno funcionamento é o Resveratrol, composto que atua diretamente na prevenção de questões cardíacas, hepáticas e outras.

 

Ajuda no processo de cicatrização de feridas

 

Outra grande vantagem para a saúde do ser humano é a ajuda do óleo de semente de uva nos processos de cicatrização no corpo. Um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences (Jornal Internacional de Ciências Moleculares, em inglês) fala justamente sobre a capacidade de óleos naturais nesta situação e cita a semente de uva como uma ótima fonte de cuidados.

Por conta da presença do ácido linoleico, que está relacionado ao ômega-6 citado anteriormente, o corpo melhora suas funções anti-inflamatórias e, consequentemente, consegue realizar cicatrizações mais rápidas e eficientes, evitando riscos de os locais abertos no corpo acabarem sendo porta de entrada para bactérias e outros possíveis invasores.

Entrando um pouco mais na parte estética, a cicatrização e melhoria também valem para a chamada pele acneica, que são os locais nos quais crescem espinhas e cravos, muito comuns, principalmente, na adolescência e juventude, por conta do trabalho hormonal das pessoas nesta faixa de idade.

 

Hidratação da pele

 

Já que entramos no aspecto mais estético, embora também relacionado à saúde e ao bem-estar, dos benefícios do óleo de semente de uva, outro ponto que vale destacar como benefício é o fato de agir diretamente na hidratação da pele.

Uma das características do óleo é ser umectante. Isso significa ter em sua composição as propriedades necessárias para que a pele não perca a umidade natural. Ou seja, não é uma questão de conferir umidade, mas sim de não permitir que a produção do corpo se perca, o que mantém, além de tudo, a naturalidade e o funcionamento normal do organismo.

E a presença da vitamina E já citada no tópico anterior, o óleo de semente de uva também age para prevenir a formação de:

- Celulites;

- Estrias;

- Rugas;

- Etc.

Isso porque a vitamina E é um antioxidante poderoso, que traz este benefício aos usuários do óleo.

Para completar, estudos realizados na Sérvia também apontam para o antioxidante como um aliado na contenção de potenciais problemas causados pela radiação UVB, que pode ser extremamente nociva à saúde da pessoa, inclusive sendo uma das causas de câncer de pele.

 

Saúde dos cabelos também melhora com o óleo

 

Por fim, ainda podemos falar sobre as melhoras capilares geradas pelo uso de óleo de semente de uva. Por conta da hidratação gerada pelas propriedades do produto, o couro cabeludo fica mais saudável, evitando caspa, diminuindo o processo de queda e fortalecendo os fios.

Estas são algumas das grandes vantagens e benefícios da utilização do óleo de semente de uva por parte das pessoas. Além de tudo, cai bem em alimentos, sendo utilizado de forma correta no momento de cozinhar.

Por ser estável e aguentar altas temperaturas, pode ser usado em frituras para diminuir a toxicidade dos alimentos e introduzir todos os benefícios à saúde que foram citados ao longo do texto.

Ou seja, o óleo de semente de uva é um enorme aliado do ser humano. Na medida em que os estudos surgem e os benefícios ficam ainda mais claros, não dá para relutar. Quem quer ter uma vida mais longa e com melhores níveis de saúde, é uma ótima opção.

Afinal, ajuda a prevenir, mas também a cuidar de problemas, como a cicatrização. Além disso, tem importância em fatores estéticos, é utilizado em alimentos e muito mais.

Gostou de saber mais sobre o óleo de semente de uva e se interessa por este e outros tipos de cosméticos naturais? Acesse nosso site. Lá, você encontra todos os produtos que oferecemos. Não perca tempo e conheça tudo sobre o trabalho que realizamos, com ética e respeito à sustentabilidade.