Você sabe o que são shampoos sólidos? Trata-se de produtos naturais e econômicos, desenvolvidos não apenas para higienizar o cabelo, mas também para promover o consumo sustentável e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais.

Conhecido também como shampoo em barra, esse tipo de cosmético tem conquistado espaço no mercado, posicionando-se como uma excelente alternativa aos shampoos tradicionais ou líquidos.

Neste artigo, entenda os cinco porquês de substituir um pelo outro. Boa leitura!

 

1. Limpeza profunda

 

Pode parecer estranho, mas os shampoos em barras apresentam inúmeras vantagens em relação aos produtos capilares líquidos. Uma delas é promover a saúde do cabelo, por meio da limpeza profunda e da sinergia dos compostos do shampoo.

Devido às suas propriedades, esses ingredientes, ou seja, ervas, argilas, extratos de plantas, especiarias, óleos essenciais e manteigas vegetais, proporcionam uma limpeza profunda e um tratamento terapêutico, sem ressecar os fios e danificarem o couro cabeludo.

Antes de adquirir um, é necessário que você verifique qual fórmula é a mais indicada para a sua pele e/ou fase capilar. Isso faz toda a diferença para o tratamento!

 

2. Praticidade e economia

 

Os shampoos em barras são minimalistas. Isso significa que são produzidos para higienizar as madeixas, de modo poupar recursos, como dinheiro, embalagem e matéria-prima, diminuindo os efeitos negativos da ação humana ao meio ambiente.

Por conta dessa característica, o produto é ideal para viagens. Esse tipo de shampoo, além de não ocupar muito espaço em mochilas e malas, pode ser transportado em recipientes de metal. O que evita ultrapassar o limite de 100 mililitros (ml) nos aeroportos e o vazamento de líquidos durante o percurso.

É ou não é o sonho de todo viajante?

 

3. Concentração e durabilidade

 

Diferente dos shampoos tradicionais que, de forma geral, contêm 80% de água, os produtos capilares em barras ou sabonetes naturais são superconcentrados e livres de substâncias nocivas ao corpo e ao meio ambiente.

São produzidos com ativos naturais e obtidos a partir da saponificação de gorduras e óleos, conforme já mencionamos. Além de contarem com menos água em sua formulação, os shampoos sólidos obtêm, durante esse processo, a glicerina, substância responsável por proteger e nutrir a pele.

A glicerina vegetal é um composto muito valioso para a indústria de cosméticos. A substância tem a capacidade de limpar o cabelo, mantendo a sua hidratação natural, e de absorver a umidade do ar. Esse efeito não costuma ser observado nos shampoos comuns, já que a glicerina obtida na saponificação é retirada desses produtos.

Por serem mais concentrados, não há necessidade de utilizar, a cada lavagem, uma quantidade considerável dos cosméticos em barras. Um pouco, já é o suficiente. A durabilidade dos sabonetes naturais varia de 80 a 100 lavagens para um recipiente de 50 gramas (g), de duas a três vezes mais que as versões em frascos.

A vida útil do produto, no entanto, pode ser estendida no momento da aplicação. Recomenda-se cortar a barra em três partes iguais e utilizar somente uma por vez.

 

4. Redução dos impactos ambientais

 

Outro benefício do consumo de sabonetes naturais é a sustentabilidade, ou seja, a preocupação de satisfazer as necessidades humanas atuais, sem comprometer as gerações futuras. Esse objetivo é alcançado pela combinação dos ingredientes que compõem os shampoos em barras e os recipientes nos quais estes são armazenados e comercializados.

Geralmente, os shampoos em barras são desenvolvidos por marcas preocupadas em proteger a fauna e a flora, assim como os oceanos. Para cumprirem a sua missão, produzem fórmulas naturais e sem compostos sintéticos (conservantes e outros produtos químicos).

Essa ausência de substâncias nocivas, como o óleo de palma, mantém os óleos naturais do cabelo e, ainda, não desmata nem degrada o meio ambiente.

Além disso, os shampoos sólidos eliminam a necessidade de embalagens plásticas. Isso porque a maioria desses produtos é envolta em caixas de papelão e papel reciclado, materiais que se decompõem com mais facilidade, se comparadas ao plástico.

Hoje, são descartadas cerca de nove milhões de toneladas de plástico no oceano todos os anos. Esse número equivale a um caminhão cheio de lixo sendo descarregado na água por minuto. Sem dúvidas, uma situação insustentável!

 

5. Apoio a marcas locais e a pequenos produtores

 

E as vantagens dos shampoos em barras não param por aí. Eles são também uma ótima oportunidade de valorizar o trabalho de pequenos empreendedores e marcas locais, e de realizar um consumo mais consciente.

Ao utilizar produtos artesanais, feitos à base de óleos naturais, você não só adere ao consumo verde (slow beauty ou, em português, beleza natural), como ainda quebra os padrões de beleza estabelecidos pela indústria de cosméticos. Há pessoas por trás de uma fórmula impecável e extremamente sustentável.

Ademais, você obtém algumas garantias. Ao fazê-lo, você deixa os cuidados do cabelo e do corpo nas mãos de artesãos cuidadosos, que possuem amplo conhecimento das etapas de fabricação e armazenagem dos cosméticos. E mais: você incentiva a produção humanizada dos shampoos sólidos, sem consumir produtos resultantes da exploração do trabalho ou aqueles testados em animais.

 

Sobre nós

 

A Relax Cosméticos surgiu com o objetivo de incentivar o consumo ético e sustentável de cosméticos. Por meio de produtos revitalizadores, naturais e criativos, oferecemos aos nossos clientes experiências únicas e revigorantes, além do consumo consciente.

A nossa ideia é promover, a partir de soluções sustentáveis, o desenvolvimento econômico do país de maneira ética, respeitando os consumidores, os animais e o meio ambiente.

Deseja fazer parte dessa nossa corrente do bem? Então, acesse o site da Relax Cosméticos Naturais e conheça a nossa linha de produtos ecológicos! Lá, você encontra as melhores fórmulas para cuidar do rosto, corpo e cabelo, com muito mais responsabilidade.